quarta-feira, 20 de agosto de 2008

o espelho imantado

Me é impossivel escrever desde que percebi que obrigada, o agradecimento, é uma palavra que em todas as outras linguas que conheco nao tem genero. E: existo? Se nao me lembras, se nao te escrevo? Loucura? Miragem, teus olhos por trás de mim falam, por dentro daqui me olham, em todos os espelhos deste infinito apartamento de Budapeste, pisco muito os olhos nublados, medito teu suicidio, se momento de morte em mim do amor ou se é só a sonolencia que te traz, como um galho pela margem a correnteza estanca e o dedo que me atravessa o cabelo era capaz de ser teu fantasma de pau, tua lingua, minha lingua, estrangeira de mim em qualquer parte.

3 comentários:

sabina anzuategui disse...

gostei muito... mas o que é um "fantasma de pau"? é o que parece, ou madeira mesmo? sou puritana e pau me soa agressivo?

júlia disse...

é um texto maior que eu estou escrevendo este, na verdade é um poema bem longo que como ando viajando nao tive vontade de criar alguma coisa nova e colocar aqui, entao é só um pedaco,

nao sei se isso justifica a agressao que vc viu nessa ambiguidade, mas minha idéia é criar um contexto semantico que se repete (galho/madeira/pau) e vai com isso criando um universo imaginário em quem le. um fantasma de pau é como um fantasma fixo, acho, uma imagem de santo, nao sei ainda.

sei que é um procedimento comum na poesia do drummond, por exemplo e um critico literário, o othon m. garcia, tem um texto que fala sobre isso: o principio palavra-puxa-palavra na poesia de carlos drummond de andrade

a mim soa agressivo tambem e destoa, como um pau na mesa, sei lá,

e ah!, o texto da miranda july que eu li foi em ingles: no one belongs here more than you, nao sei se é o mesmo que deram aquele titulo horrivel que vc mencionou, mas concordo com o que vc andou escrevendo muito bem sobre a escrita ao mesmo tempo leve e densa dela

sabina anzuategui disse...

Ah, é o mesmo livro sim.
sobre o fantasma, poderia ser de madeira, numa frase mais suave, ou então colocar outras palavras fortes e monossilábicas antes, para não criar muito contraste.
abraços!

 

Free Blog Counter
Poker Blog