segunda-feira, 23 de junho de 2008

Praça da Sé, 07:30

Passo todos os dias diante da Catedral; geralmente nem a olho, cruzo a praça na diagonal para esquivar-me dos mendigos. Uma época, não muito passada, eu pegava ônibus na lateral direita e, parado no ponto, tinha tempo para me dedicar a olhar o templo e seus detalhes reconditamente expostos. Creio que a Catedral não foi construída (a despeito das fotos que gritam isso), mas que nasceu, brotou ali, de uma semente pétrea. Seus frisos, suas cornijas, parapeitos e entalhes terminam de forma vegetal, se bem que uma forma vegetal domada pela geometria própria do estilo - gótico -; e como se, lentamente, a Catedral continuasse a crescer, no sentido inverso da lenta desagregação. Daqui a mil anos, ela será diferente.

5 comentários:

júlia disse...

ontem fui até a sé aqui no porto, sérgio, uma igreja gótica com idade para ser, mas que coisa feia que ela é, jesuis amado, e na frente turistas espanhóis descendo de ônibus, velhotas vermelhas inglesas de viseiras a tapar o sol, mas a vista para o douro é linda,

Anônimo disse...

Os espanhóis são uma praga, são o grande receio dos portugueses. Agora, quanto ao gótico, o realmente gótico, é mais anguloso e, ao mesmo tempo, mais vegetal que o nosso gótico de inseminação artificial. Mas é bonito; me agrada.

sabina anzuategui disse...

Que bonito.

Anônimo disse...

Bonito, Sérgio. Você está se esmerando a cada vez.

bernardo rb disse...

Is space a material thing in wich all material things are to be located?

If space is a material thing, does it have boundaries?

If space has boundaries, is there another space outside those boundaries?

If space does not have boundaries, do things then extend infinetly?


Bernard Tschumi, "Quetions of space"

 

Free Blog Counter
Poker Blog